|
segunda-feira, junho 02 2008 - 04:02
O maestro Antonio Carlos Neves Campos integrou, de 12 a 16 de maio, a comissão de seleção do Programa Nacional Bandas de Música, do Projeto Bandas do Centro da Música da Funarte (Ministério da Cultura). A comissão foi formada por cinco músicos, das cinco diferentes regiões do Brasil. Cada um julgou uma região diferente da sua de origem. O Programa Nacional Bandas de Música concede prêmios para aquisição de instrumentos de sopro a bandas de todo o Brasil. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade técnica e artística dos conjuntos musicais do país. Foram contemplados 138 projetos, com prêmios no valor de até R$ 20 mil cada um, atendendo a todos os Estados da federação. Além do maestro Neves representando a região Sudeste, integraram a comissão Fernando Berti (Região Sul), Eduardo Nóbrega (Nordeste), Jarbas Cavendishi (Centro-Oeste) e Anamaria Peixoto (Norte). O grupo foi coordenado por Rosana G. Lemos. A seleção ocorreu na sala Ibiza do Hotel OK, no Rio de Janeiro. O grupo avaliou 550 projetos pré-selecionados e, destes, saíram os 138 vencedores.
Para selecionar os projetos, a comissão observou a qualificação da banda, a clareza na exposição de suas necessidades e a viabilidade prática do projeto. O diretor do Centro da Música da Funarte, Pedro Müller, explica que esta é a primeira vez que o Programa Nacional Bandas de Música não distribui diretamente os instrumentos de sopro e, sim, a verba a ser utilizada na manutenção da banda. "A Funarte optou por custear a aquisição dos instrumentos, pois desta forma evitamos as despesas com transporte e conseguimos atingir mais bandas em todo o País.
Além disso, os contemplados têm liberdade para adquirir os instrumentos mais adequados à sua realidade", disse Muller. O maestro Neves afirma ter ficado surpreso com o alto número de bandas inscritas na região Norte e Nordeste do país. "Eu avaliei cerca de 80 bandas da região Nordeste, sendo que o Estado da Paraíba era o que tinha o maior número de bandas inscritas", destacou ele. O Estado de Minas Gerais, com 173 bandas pré-selecionadas, foi o recordista nesta edição.
O Programa Nacional Bandas de Música é uma das ações do Projeto Bandas, desenvolvido desde 1976 pelo Centro da Música da Funarte. Além do programa que viabiliza a aquisição de instrumentos, o Projeto Bandas mantém um cadastramento das bandas de todo o País; promove cursos de reciclagem para instrumentistas e regentes, e cursos de manutenção e reparos em instrumentos de sopro; edita e distribui partituras especialmente arranjadas para bandas e o Manual de Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro.
Maiores informações acesse: www.funarte.gov.br
|
|
| << Navegar para segunda-feira, 2 de junho de 2008 |
Adicionar Novo Comentário |